Sobre a Dra Daniela
A Dra. Daniela Benzecry é médica graduada pela UERJ, com residência na especialidade de Clínica Médica no HUPE/UERJ; especialista em Homeopatia pelo Inst. Hahnemanniano do Brasil e com Título conferido pela Associação Médica Brasileira e AMHB (Associação Médica de Homeopatia Brasileira); com formação em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano do Rio de Janeiro (IJRJ), membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP) e analista didata. Atualmente, trabalha na sua clínica privada e em CAPS-ad (centro de atenção psicossocial - álcool e drogas) da SES do RJ como médica clínica e homeopata (concursada, 1ª colocada). Ministra (ou) palestras a convite, aulas na pós-graduação em Psicologia Analítica na UNESA e como palestrante convidada na pós-graduação em Psicologia Hospitalar na PUC/ RJ. Faz parte do Núcleo de Estudo de Espiritualidade e do Núcleo de Estudo de Adicções do IJRJ. Trabalhou como médica de família (Programa Médico de Família de Niterói 97/98), médica clínica geral concursada no PS do Hospital Carlos Chagas (RJ), Médica Homeopata no CMS Américo Veloso (concursada, 1ª colocada) entre outros. Ministrou o curso Síndrome de dependência química e tratamento homeopático no XXXII Congresso Brasileiro de Homeopatia em SP. Apresentou trabalhos em congressos de homeopatia e de psicologia junguiana. Participou do curso Medicina, Saúde e Espiritualidade realizado pela UNIESPÍRITO em 2017 e 2018. É autora dos livros: Drogadição - a Recuperação em AA e NA e a Espiritualidade e Sentimentos, Valores e Espiritualidade.
Psicologia Analítica
Psicologia Analítica é como Carl Gustav Jung chamou seu método de compreensão da Psique, distinguindo-se da Psicanálise de Sigmund Freud. A psicologia junguiana incorpora a dimensão espiritual do ser humano, isto é, vê a Vida como tendo uma finalidade: o tornar-se a Si-mesmo pela integração das potencialidades da alma à consciência, de modo a caminharmos de nossa natureza mais animal à mais divina. Todos os eventos da vida, além de serem vistos para trás, em busca do desencadeante, são dirigidos para frente, encontrando um sentido; todos têm uma finalidade, são direcionados para a progressiva ampliação da consciência resultando em maior integridade.
As experiências e os sonhos são analisadas simbolicamente, no processo terapêutico. Neste, também são usadas técnicas expressivas não verbais (colagem, desenho, caixa de areia etc), quando oportuno, para auxiliar na exteriorização de conteúdos do inconsciente propiciando o dialogo consciente com eles.